Viagem de Belo Horizonte a Cabo Frio de ônibus com a empresa Gipsyy

Para vocês, que assim como eu, geralmente não têm dinheiro para viajar de avião... hahaha vamos de ônibus mesmo!

Eu ainda nem tinha ouvido falar da empresa Gipsyy. Uma amiga, que costuma viajar para o Rio, me indicou e decidimos arriscar.

Pesquisamos passagem e Hotel e partimos para Cabo Frio - RJ, saindo de Belo Horizonte – MG.

O ônibus da Gipsyy sai da rodoviária de Belo Horizonte e te deixa na rodoviária de Cabo Frio.

Pesquisei e descobri que a Gipsyy faz parte do Grupo Útil. Não se trata de empresa clandestina. É, sim, confiável.

Valor da passagem: A passagem de BH para Cabo Frio custou 128 reais (256 reais o total de ida e volta, por pessoa). O site indica que o preço é reduzido comprando no aplicativo. Ainda não experimentei.

O preço da passagem varia por data, horário, e, também, conforto: executivo, semi leito e leito.

Imagem retirada do site da Gippy. Foi em um desses nossa viagem.

Compramos a opção semi leito. O ônibus é razoavelmente confortável. Porém, sem dúvidas, a opção leito, que fica na parte de baixo, deve ser bem melhor. No semi leito as poltronas não inclinam tanto, mas dá para se acomodar. Possuem aquele apoio para os pés, que já ajuda.

Gostei de viajar com a empresa. Confesso que deu um medinho ir na parte de cima do ônibus: ele balança e isso me deu insegurança de dormir em paz. Dá a sensação que aquilo vai tombar a qualquer momento hahaha.

Mas estava tudo certo e dentro do normal. Tomara que da próxima vez eu possa pagar a opção “leito” e ir lá em baixo no conforto e com menos cisma de tombar hehehe

Distância e duração da viagem: A distância entre BH e Cabo Frio é de 564 km. Tivemos duas paradas no percurso: no Graal Juiz de Fora e num restaurante, já após a Serra de Petrópolis.

Tivemos algumas paradas de embarque e desembarque também. A duração da viagem foi de cerca de 10h e 45m. Saímos à noite de Belo Horizonte e chegamos em Cabo Frio pela manhã.

Minha mãe ao lado do "funcionário" do mês, na parada do Graal kkkkk

Hospedagem: Foi a segunda vez que utilizamos o Booking para fazer nossa reserva. Ficamos na Pousada Água Marinha, próxima ao centro de Cabo Frio, de 27 a 30/10/2023.

O valor de três diárias foi num total de 660 reais para duas pessoas, com café da manhã incluso.

Gastos com transporte e pousada: O total gasto, por pessoa, com passagem de ida e volta, juntamente com as três diárias, com café da manhã incluso, foi de 586 reais.

Cabo Frio é uma cidade de tamanho médio, com população de cerca de 230.000 habitantes. Existem muitas opções de Pousadas e Hotéis, restaurantes e todo comércio. A cidade oferece grande variedade de preços e de exigências.

No nosso caso, sempre procuramos o menor custo possível em relação às pousadas, já que, vocês sabem, os gastos com passeios e alimentação são sempre altos nas praias.

Praia do Forte - principal praia da cidade de Cabo Frio - próxima da Pousada que ficamos hospedados

Pessoal, em Cabo Frio venta muito, muito mesmo. Fomos em outubro e pegamos dias nublados, quase não vimos sol, com muito vento e leve chuvinha.

Chuvas: É sempre bom conferir a previsão do tempo antes de ir, porque a região é linda, um paraíso! Mas com sol é muito melhor para aproveitar ao máximo, pois as águas são bem geladas.

Alimentação: O preço da alimentação é o típico de praia: qualquer prato básico é a partir de 40 reais. Entretanto, dá para comer melhor e mais barato quando nos distanciamos um pouco das praias.

Passeios: Além das Praias de Cabo Frio, fomos em Arraial do Cabo e Ilha do Japonês. Temos algumas fotinhas e observações abaixo, começando pelo passeio na Praia de Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo.

Praia Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo-RJ

Como chegar até Pontal do Atalaia: é possível fechar pacotes com agências e sair de Cabo Frio naqueles passeios de barco. 

Outra forma é dividir um Uber de Cabo Frio até a portaria do Condomínio Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo. 

A distância entre o centro de Cabo Frio e a entrada do condomínio, em Arraial, é de 15 km.  O trajeto de carro dura cerca de 25 minutos. 

Também é possível fazer o trajeto até a entrada do condomínio (ou bem próximo dela) por transporte público, partindo do Terminal Largo de Santo Antônio, no centro de Cabo Frio. A linha é a B150 e o valor da tarifa em torno de 7 reais (2024). 

OBS: Importante sempre perguntar no Terminal se houve alterações da linha e do valor.

Empresa Salineira: (22) 2647-8200
https://www.salineira.com.br/linhas-e-horarios

Chegando em Arraial, da portaria do condomínio saem os táxis que transportam as pessoas até a escadaria que dá de acesso à linda praia do Pontal do Atalaia. 

O valor do táxi é 30 reais por pessoa, valor já incluindo a volta. (Outubro de 2023).

Imagem do google maps - Essa é a entrada do Condomínio. Sempre há fiscalização para controle de entrada e saída.

Também é possível subir com carro próprio, pagando uma taxa de 20 reais por carro. Nesse caso, o carro pode ser estacionado lá em cima, próximo à escadaria.

Distância: A distância entre a portaria do Condomínio e a escadaria de acesso à Praia do Pontal é de 4,7 Km, cerca de 18 minutos de carro. Durante a subida podemos contemplar a beleza do litoral de Arraial do Cabo, numa visão privilegiada.

Importante: Por se tratar de Parque Estadual, existe limite de carros que podem subir e estacionar lá em cima. Então, é aconselhável chegar mais cedo, se for de carro próprio.

Como mencionei, o valor para subir de táxi é 30 reais por pessoa (já incluindo ida e volta). Para subir, os táxis ficam sempre disponíveis na portaria do condomínio.

Para descer, é a mesma coisa: os táxis ficam parados próximo a escadaria, sempre disponíveis para a descida.

Imagem do google maps - Os táxis ficam estacionados próximo à Portaria do Condomínio. Os preços são tabelados.
Trajeto do táxi - Da portaria do condomínio até escadaria de acesso à Praia de Pontal do Atalaia
Durante o percurso do táxi, podemos contemplar paisagens lindas do litoral de Arraial do Cabo. Toda a estrada, montanha acima até a escadaria, nos proporciona vistas incríveis.
Imagem do google maps: Essa é a entrada para descer o escadão. Não paga taxa (ufa!). Proibido entrar com materiais cortantes, bebida alcoólica e aparelhos de sons.Tem placa explicativa e fiscalização rápida das bolsas.
Imagem do google maps: Próximo ao escadão ficam vários táxis disponíveis para o retorno.
Na foto não consegui mostrar a escada inteira, mas é bem alta. Exige um esforço físico. Eu estava fora de forma, então subi e desci devagar hahaha Não contei, mas lendo aqui e ali descobri que são uns 260 degraus
Praia Pontal do Atalaia - Arraial do Cabo - RJ. OBS: Mesmo nublado, é uma pintura perfeita!
Modelando nessa areia branquinha kkkkk As águas são realmente cristalinas e a areia branca e fininha como Maisena.
Praia Grande - Arraial do Cabo-RJ

Passamos a parte da manhã na Praia Pontal do Atalaia e a parte da tarde na Praia Grande, região central de Arraial do Cabo. 

A Praia do Pontal oferece pouca infraestrutura e preços altos. Não há grandes restaurantes, apenas barracas menores, mas com cardápio variado também. Achamos melhor almoçar no centro de Arraial do Cabo, devido aos preços.  

Já de volta a entrada do condomínio, fomos caminhando para a Praia Grande. Aproveitamos para visitar as lojinhas (eu sempre levo um ímã para colecionar das viagens).

A distância da portaria do condomínio até a Praia Grande é de 1 km. São apenas uns 12 minutos de caminhada. Almoçamos num restaurante em frente a Praia Grande.

Assim como Cabo Frio, Arraial oferece grande variedade de opções e valores de alimentação, hotéis e comércio em geral.   

Praia Grande - Arraial do Cabo-RJ
Foto: Praia Grande-Arraial do Cabo. OBS: As praias de Cabo Frio e Arraial sempre contam com a presença ilustre de muitas gaivotas
Praia Grande - Arraial do Cabo-RJ
E o terceiro dia do passeio foi em Ilha do Japonês, em Cabo Frio

A Ilha do Japonês fica localizada em Cabo Frio, próximo ao centro da cidade, como mostra a imagem de satélite. 

Observem que a Ilha fica bem próxima aos bairros de Cabo Frio, principalmente ao bairro da Passagem. Dependendo onde estiver hospedado, dá para ir a pé até os barcos que partem a todo momento para a Ilha.

Nós estávamos hospedados próximo ao centro de Cabo Frio. Fomos para o bairro da Passagem de Uber. 

O trajeto de barco dura cerca de 5 minutos. É bem perto e rápido. A Ilha é vista já do ponto de saída e a faixa de areia, branquinha e fina como maisena, já pode ser vista de longe. 

Imagem do Google Maps - Imagem aérea da Ilha do Japonês

Os barcos e lanchas partem a todo momento em direção a ilha. Pagamos 25 reais por pessoa, já contabilizando a volta. Não sei se é o mesmo valor na alta temporada (fomos em outubro).

A ilha tem um tamanho pequeno em extensão, sendo possível, em pouco tempo, contorná-la a pé: ela é cercada por grande faixa de areia, que fica mais ou menos exposta, de acordo com a maré.

Imagem do Google Maps - Um dos pontos de acesso, de onde partem os barcos e lanchas para a travessia até a Ilha do Japonês
Ilha do Japonês - As águas cristalinas e a areia branca e fina
A ilha do Japonês - Águas bem rasas, excelente para crianças e para relaxar. Único lugar que encontramos água quente em Cabo Frio 😀
Ilha do Japonês - Mateus modelando lá atrás hahahahaha
A ilha do Japonês - É possível dar a volta na ilha a pé, percorrendo todo seu entorno.

A maré vai subindo ao longo do dia e vão surgindo os peixinhos e espécies marinhas. Como não ficamos por tantas horas, só pudemos apreciar os peixinhos e, claro, a própria beleza das águas quentes e cristalinas.

Tem restaurante em uma das margens. Algumas barracas. Entretanto, os preços não são acessíveis (pelo menos para nosso bolso).

Existem vários vendedores ambulantes que vendem água, refrigerante, cerveja, picolé e alguns pratos. Mas tudo lá é mais caro que o comum. 

Optamos por voltar para o centro de Cabo Frio e almoçar. Ficamos por umas três horas na Ilha e depois retornamos de barco para a cidade.

Se for passar mais tempo na Ilha e tiver com orçamento limitado, melhor levar lanches, água, etc.

E não fique parado apenas em uma parte da Ilha: no decorrer do dia a paisagem se transforma e fica um espetáculo de beleza! Mas é bom explorar toda a extensão, caminhar por lá, pois apesar de pequena, cada parte da Ilha é encantadora. 

É um local perfeito para as crianças, pois é sempre rasinho e as crianças podem se divertir à vontade. Muito relaxante e foi o único lugar que encontramos águas quentes em Cabo Frio.

Ilha do Japonês - A maré sobe ao longo do dia e a faixa de areia vai sumindo e dando espaço para uma rica vida marinha
Imagem do google maps - não fomos nessa parte da Ilha,os restaurantes disponíveis têm preços mais elevados. Deve ser muito agradável esse lado da Ilha também.

As praias de Cabo Frio e Arraial do Cabo são lindas demais! Uma pintura, como costumo dizer. 

Muito vento e  as águas são geladas, mas a natureza é tão encantadora que sempre vale a pena. 

Claro, se o sol estiver quente com certeza dará para aproveitar ainda mais essa maravilha toda.

Por isso sempre é bom conferir a previsão do tempo antes de viajar para Cabo Frio e para qualquer lugar que a gente queira conhecer 😉 

Detalhe: As praias da região sempre estão bem cheias de turistas, principalmente nós mineiros. Também merecemos  desfrutar desse paraíso né gente? 😀  <3  

Espero que tenham a oportunidade, assim como eu tive, de passar uns dias nesse pedaço de paraíso e se divirtam muito.

Muito obrigada pela leitura e pela presença no blog Natureza da gente.