São Caetano da Moeda, conhecido como Moeda Velha, é um povoado pertencente ao município de Moeda, localizado na linda Serra da Moeda, a aproximadamente 51 km do centro de Belo Horizonte e 16 km da sede do município de Moeda.

Um lugarzinho aconchegante para passar o dia. Ótima opção de “bate e volta” saindo de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Fomos em janeiro de 2024, saindo de BH, sentido Lafaiete, pela BR 040. Antes do pedágio de Itabirito tem o trevo de Moeda, que dá acesso a rodovia Paulo Alves do Carmo. Já estávamos bem perto. OBS: Usamos Google Maps e GPS, que reconheceram facilmente os pontos turísticos da região, como a Igreja de São Caetano e o Restaurante Casa da Moeda Velha.

Após saída da 040, como mencionado acessamos a rodovia Paulo Alves e percorremos cerca de 4km. Seguimos por outra estrada pelos últimos 4,5 km. Esses últimos quilômetros são de estrada de terra em boas condições. Apenas um trecho encontramos lama bem fresca, que poderia atolar carros mais baixos.

Descida da Serra da Moeda: essa é uma das lindas paisagens que contemplamos no percurso

De qualquer forma, é sempre bom verificar a situação das chuvas antes de pegar trechos de estrada de terra.

Após a saída da BR 040, durante o percurso da rodovia Paulo Alves, podemos contemplar a beleza da Serra. O trajeto é bem inclinado, por estarmos descendo a partir de um ponto bem alto. Exige bastante dos freios e venta bem forte.

A descida é maravilhosa, com paredões de pedra, combinados com vegetação rasteira. Das rochas escorriam água quando passamos, pois havia chovido. Tem uns cursos de água pelo caminho. Uma verdadeira pintura.

Agora compartilho algumas fotos desse passeio especial. Assim que possível visite São Caetano da Moeda para almoçar, passar uma tarde tranquila, silenciosa, nesse povoado lindo e aconchegante. Mais um pedacinho precioso de nosso amado Estado de Minas Gerais.

A Igreja de São Caetano, localizada no povoado.
Um lindo muro de pedra, contornando toda a extensão da área da Igrejinha
Almoçamos aos pés da Serra da Moeda, diante dessa vista que mais parece uma pintura
Local muito silencioso, pacato, onde tivemos a oportunidade de desacelerar, relaxar
O prato escolhido pelo meu pai: Tropeiro completo com três pedaços caprichados de costela. Preço: 40 reais muito bem pagos. Escolhemos a opção de pratos individuais, pois achamos mais vantajoso. Mas existem opções de petiscos e porções.
Entrada do restaurante Casa da Moeda Velha. Comida maravilhosa, de excelente qualidade e quantidade. Ambiente muito agradável e familiar. O silêncio e a paisagem conquistam. É rústico e bem mineiro, como a gente ama.
E esse foi o prato escolhido por mim: frango com quiabo. Bem mineiro como gosto. Estava perfeito. Também custou 40 reais.
Claro, como todo restaurante legitimamente mineiro, fica disponível um cafezinho após o almoço, numa mini canequinha fofa esmaltada. Sinceramente, com esse ambiente e essa paisagem, não dá vontade de ir embora. Detalhe que amei: não é permitido barulho. Estava tudo bem calmo e nem música ambiente tinha. Era o que procurávamos e precisávamos no momento.
Ruinas da Casa da Moeda, Patrimônio Histórico. Como o povoado é pequenino, tudo fica muito próximo. Alguns metros do restaurante você já visita a Igrejinha que compartilhei acima e as ruinas.

Não vi outros restaurantes ou comércio no povoado. Somente o restaurante que almoçamos e um bar menor, uma rotatória, uma Igrejinha e as ruinas. Algumas casas espalhadas pela extensão de verde.

É um lugar para contemplar, para parar e silenciar. Para levar um lençol, deitar na grama ou ler um livro debaixo de uma das árvores altas e belas. Tudo muito verde e calmo. Lugar de parar, de refletir, de silenciar o coração e desacelerar.

Se você procura paz, você encontra em São Caetano de Moeda. Pode ser que em alguma data você encontre alguma comemoração ou festa local e esteja mais movimentado. Mas, normalmente, é para quem necessita parar um pouco da correria, da agitação e estar em contato com a natureza e com o silêncio.

No meu caso, considero que me dei um presente em passar uma tarde ali e pretendo voltar muitas e muitas vezes para a simplicidade tão sofisticada desse povoado.

Obrigada pela visita, pela presença no blog Natureza da gente. Um abraço bem mineiro pra você.