“Lá o tempo espera; lá é primavera; portas e janelas ficam sempre abertas pra sorte entrar.”
– Vilarejo – Marisa Monte –
São José da Serra é um distrito de Jaboticatubas e também pertence a nossa amada Serra do Cipó. Nós mineiros amamos um Vilarejo e esse é um encanto!
Saindo da região da Pampulha, em Belo Horizonte, são 89km. Cerca de 1 hora e 50 minutos de carro.
Almoçamos no centro de Jaboticatubas e colocamos o GPS para nos guiar até o Bar da Cristina, em São José da Serra. Do centro de Jaboticatubas até o Bar da Cristina são 25 km.
Existe mais de uma rota. O Waze nos guiou por uma estrada de chão, com alguns desafios para carro baixo, de passeio. Mas deu tudo certo. Seguimos uma rota mais curta, mas, ao mesmo tempo, com mais estrada de chão.
Aqui está o endereço para você usar de referência para GPS ou Waze:
Bar da Cristina, Rua Principal – Jaboticatubas, MG, 35830-000



Atenção para preços e eventos no bar
Na data que fomos estava tendo um encontro de jipes e havia muita gente. Nos fins de semana o Bar da Cristina pode ficar bem cheio. É um bar onde grupos grandes de amigos se reúnem.
É bom conferir, nas redes sociais deles, se haverá algum evento, música ao vivo, se estará aberto ao público… Pois também costumam alugar o espaço.
Não posso informar sobre cardápio e preço, pois não consumimos no local, estávamos apenas de passagem.
De qualquer forma, trata-se de restaurante de comida mineira e aparentemente estava tudo uma delícia.
Qualquer dúvida, melhor entrar em contato com as redes sociais deles antes, para irem mais preparados.


Observações
Existem várias pousadas no Vilarejo de São José da Serra, além dos Chalés do Bar da Cristina. Sugiro que faça a reserva antes, pelo Booking, por exemplo. Entretanto, quando chegamos, observei várias placas de quartos disponíveis nas proximidades.
Acredito que não haverá dificuldade de arrumar uma pousada, um quarto, com preços acessíveis, caso queira pernoitar no Vilarejo e aproveitar mais a região.
São José da Serra tem cachoeiras famosas, como a Cachoeira do Sr. Dimas, a cachoeira Rala Bunda e a Lagoa Dourada. Ficará para a próxima vez.
Os moradores foram muito solícitos, atenciosos e acolhedores quando pedimos algumas informações.
Preparei um pequeno vídeo com as melhores imagens do passeio, especialmente do entorno do Bar da Cristina. Tenho certeza que dará vontade de conhecer… ou de voltar…

Estou muito feliz e agradecida por poder compartilhar com vocês mais um pedacinho de Minas Gerais. Obrigada por me acompanhar e espero que logo você possa também ter essa vivência tão especial com nossa cultura.
“Há um vilarejo ali, onde areja um vento bom, na varanda, quem descansa vê o horizonte deitar no chão”
– Vilarejo – Marisa Monte –