Cachoeira Serra morena – Serra do cipó

Para conhecer mais um pouco das riquezas naturais da nossa amada Minas Gerais, visitamos, em maio de 2024, as encantadoras cachoeiras Serra Morena I e Serra Morena II, localizadas em uma área particular na Serra do Cipó.

Tem cheiro de mato, tem cacto. Tem correnteza levando a tristeza. Tem raio de sol entre as árvores, realçando as cores da natureza.

Luiza Pessôa

Como chegar

Saindo de carro, basta colocar no google maps o seguinte endereço: Serra Morena, Portaria - Serra do Cipó, Santana do Riacho - MG, 35845-000

São 110 km de distância, saindo do centro de Belo Horizonte.  Cerca de 2 horas de trajeto.

Fomos de carro, saindo de Belo Horizonte, e utilizamos o próprio google maps: Basta você colocar o endereço da Portaria da Cachoeira Serra Morena no destino:

Serra Morena, Portaria – Serra do Cipó, Santana do Riacho – MG, 35845-000

Pode aparecer assim também quando o google traça a rota:

Serra Morena, Portaria, PCM6+RC – Serra do Cipó, Santana do Riacho – MG, 35845-000).

Também dá certo. O Google vai traçar a rota correta com essas informações e te deixará na Portaria.

Pontos de referência no trajeto

Saindo de BH, você vai passar por Lagoa Santa e seguir na MG 010. Quando estiver chegando no distrito de Santana do Riacho, você vai passar por essa ponte linda, a Ponte do Rio Cipó, que também fica na MG 010.
Você vai chegar na linda cidadezinha de Santana do Riacho, que é cortada pela MG 010. Vai passar pela rotatória que também é cartão postal da região. Mantenha na MG 010.
Você vai notar que vai começar a subir e vai ficando cada vez mais alto e mais linda a paisagem. Do seu lado esquerdo, subindo, também na MG 010, estará o Mirante Serra do Cipó. Atenção quando passar o mirante: estará quase na hora de sair da MG 010. De qualquer forma, é só seguir o google maps.
Após sair da MG 010 serão apenas 5,5 km até a portaria, cerca de 15 minutos, num trecho de estrada de terra em boas condições, em geral.

Taxa de Entrada

Portaria de acesso às cachoeiras Serra Morena I e Serra Morena II, mesma portaria que dá acesso à Pousada Serra Morena

Algumas cachoeiras da Serra do Cipó estão localizadas em propriedade particular e há cobrança de taxa. É o caso das cachoeiras Serra Morena I e II.

O valor da entrada é 50 reais por pessoa (em maio de 2024). Amigos me disseram que em 2025 está 60 reais. Essa taxa é cobrada na portaria que dá acesso às duas cachoeiras.

As duas são bem próximas uma da outra, dentro da mesma propriedade, e essa taxa  te dá acesso às duas cachoeiras.

Você pode permanecer até 16:30 na propriedade. O local oferece estrutura de banheiro e estacionamento, incluso na taxa.

Existe uma Pousada e restaurante. Não ficamos hospedados, mas almoçamos no restaurante.

Achamos a comida boa, porém, poucas opções e valor elevado para um cardápio tão limitado.  Da próxima vez, preferimos almoçar na cidadezinha de Santana do Riacho, aquela de início da Serra do Cipó, que tem bastante variedade de cardápios e preços.

Trilha até as Cachoeiras

São cerca de 2 km , saindo do estacionamento, para chegar na Serra Morena I. A mesma distância, praticamente, se você for conhecer primeiro a Serra Morena II. Entre uma e outra tem cerca de apenas 1 km.
A trilha é tranquila na maior parte do trajeto. Estradinha de areia, vegetação baixa, bem-sinalizada. Poucos minutos do início da trilha, você verá uma bifurcação indicando a separação da trilha para Serra Morena I e II. É aí que você escolhe qual quer conhecer primeiro. Serra Morena I à esquerda; Serra Morena II à direita. Você conhece uma, depois volta nessa bifurcação e pega a direção da outra. É super tranquilo conhecer as duas no mesmo dia, pois são próximas uma da outra.

Serra Morena I

Somente na chegada das cachoeiras que haverá um grau maior de dificuldade, devido a presença de muitas pedras, que exigem que tenhamos que fazer uma "escalaminhada", colocando as mãos nas pedras. É um trecho curto, mas exige um esforço nas pernas e muito cuidado e atenção para não escorregar.
A água é extremamente cristalina, podemos perfeitamente ver nosso corpo debaixo da água, incrivelmente limpa e transparente. Cuidado, o poço tem as bordas rasas, mas vai afundando e fica muito profundo.

Serra Morena II

E essa é a maravilhosa Serra Morena II. O poço também é maravilhoso, uma verdadeira piscina cristalina, muito espaço para nadar. Muito cuidado quem não sabe nadar, pois aproximando-se do meio o poço já fica profundo e a gente não dá mais pé.
Além desse lindo poço, existem outros pequenos poços, várias piscinas naturais para nadar. Eu nunca tinha conhecido uma cachoeira com a água tão cristalina. E lotada de peixes. É encantador.

Mirante da Serra do Cipó

Parada obrigatória na Serra do Cipó. Não se pode passar diante desta paisagem maravilhosa e não parar para contemplar.

Estou muito feliz e agradecida por poder compartilhar com vocês mais essa memória, mais essa experiência única na natureza. Obrigada por me acompanhar e espero que logo você possa também ter essa vivência tão especial e renovadora.

Viver é partir, voltar e repartir… Partir, voltar e repartir…

– Passarinhos – Emicida –

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *